Nome científico: Pulex irritans, Xenopsylla spp, Ctenocephalides spp.

Nome popular: Pulga 

Aspecto: Podem apresentar de 1 a 8,5 mm de comprimento, se movimentam bastante e suas patas posteriores estão adaptadas para saltarem de 17 a 20 cm verticalmente e 35 à 40 cm horizontalmente. Por serem muito pequenas as diferenças morfológicas não podem ser observadas a olho nú. A pulga adulta apresenta coloração de marrom avermelhada a marrom escuro.

Reprodução: O ciclo de vida deste parasita possui quatro fases: ovo, larva, pupa e adulta. A fase que vemos no animal é apenas a adulta, que representa 5% da infestação, sendo os outros 95% representados pelas demais fases. As pulgas adultas no animal colocam vários ovos por dia, estes caem no ambiente que ele frequenta, onde se desenvolverão nas fases seguintes de larva e pupa (como um casulo). Na próxima fase de "jovens adultas" ficam no ambiente aguardando a presença de um animal, para pular sobre ele e se alimentar, dando continuidade ao ciclo.

Hábitos: 

• Pulex irritans é a que preferencialmente parasita o homem, embora na ausência deste também possa se alimentar de outros hospedeiros. Vivem até 500 dias.

• Xenopsylla cheopis é a pulga dos ratos domésticos, sendo a principal transmissora da peste bubônica causada pelo bacilo gram-negativo Yersinia pestis e do tifo murinho causada por Rickettsia tiphi ao homem. Foi introduzida em todos os países do mundo com o rato preto (Rattus rattus) e ratazana (Rattus norvegicus). Podem viver 100 dias se alimentadas.

• Ctenocephalides canis e C. felis são parasitas preferenciais do cão e do gato. São hospedeiros intermediários da tênia Dipylidium caninum, sendo que C.canis também é hospedeiro intermediário de Hymenolepis nana e Hymenolepis diminuta. Vivem em geral 200 dias, se alimentam 2 ou 3 vezes ao dia, mas resistem a jejuns prolongados.

Passam a maior parte da vida livres no meio ambiente, podem ser encontradas em frestas, camas, sofás e locais próximos a animais domésticos.

 

 

Nome científico: Tunga penetrans

Nome popular: Bicho de pé ou Bicho de porco

 

Aspecto: É a menor das pulgas, apresenta no máximo 1 mm de comprimento, possui fronte terminada em ponta de agulha, o que favorece a penetração na pele do hospedeiro. 

Reprodução: A fêmea grávida penetra na pele do porco (ou homem), deixando apenas a extremidade posterior em contato com a atmosfera para respirar. Com o acúmulo de ovos seu abdômen se expande, atingindo o tamanho de um grão de ervilha. Em torno de 100 ovos são expelidos, os quais, em chão úmido e sombreado, darão origem às larvas e pupas. Depois de uns 15 dias, o corpo da fêmea é expulso pela reação inflamatória da pele. As localizações preferenciais da fêmea parasita são a sola dos pés, espaços interdigitais e sob as unhas.

Hábitos: Machos e fêmeas vivem em lugares de solo arenoso, quentes e secos. Como as demais pulgas são hematófagas.